Como fazer o cartão cidadão para sacar PIS

Quase todos os trabalhadores brasileiros têm direito ao Cartão cidadão. Todavia, poucos sabem a real função do mesmo e e importância de adquiri-lo. O cartão cidadão foi criado em parceria do Governo Federal com a Caixa Econômica. 

De maneira bem resumida, o banco em questão será responsável por controlar e gerenciar toda as contas e benefícios vinculados ao cartão. E isso garante ao trabalhador comum o recebimento de todos os seus direitos, de maneira rápida e fácil. 

Embora a maioria das pessoas conheça-o como “O cartão para sacar o PIS” ele tem muitas outras funcionalidades que não se limitam ao de conhecimento popular.  

O que é e para que serve? 

cartao cidadao

Então, como já ressaltamos anteriormente, o Cartão cidadão é utilizado pelos trabalhadores para sacar diversos benefícios trabalhistas, como por exemplo: FGTS, Abono Salarial, PIS e Seguro-desemprego.

Ao ser liberado, é possível sacar os benefícios acima em qualquer posto autorizado pela Caixa, de maneira mais específica: Nas própria agências Caixa, casas lotéricas e autorizada da Caixa. 

Detalhe, o Cartão cidadão é utilizado para todos os trabalhadores que não possuem conta na Caixa, quem já possui, recebem tais benefícios diretamente na conta.  

Como solicitar o Cartão do cidadão? 

Pois bem, o Cartão do cidadão para sacar PIS poderá ser solicitado em qualquer agência da Caixa em seus correspondentes. Mas caso prefira, poderá solicitar pelo seguinte número 0800-726-0207. Para que o atendimento seja o mais rápido possível, tenha em mãos os seguintes documentos:

Após solicitado, o atendente caixa irá repassar todas as informações importantes para que você conduza o procedimento da melhor maneira possível. O cartão chegará na casa do ‘cliente’ em até 15 dia, mas poderá ser retirado diretamente na agência. 

Vale ressaltar, que após feito e entregue o Cartão cidadão, é necessário criar uma senha para o mesmo, lógico, trazendo mais segurança e garantia para seu uso. 

Como gerar a senha do Cartão cidadão?

Então, deverá ser solicitada na agência da Caixa ou em qualquer casa lotérica (caso opte pelas lotéricas, é necessário ligar com antecedência para o canal Caixa Cidadão pelo telefone citado acima)

Ao fazer a senha, é necessário levar consigo o termo de responsabilidade, um documento oficial que deverá ser baixado no site oficial da Caixa. Vale ressaltar, que o mesmo só poderá ser assinado no ato da criação, na frente de um atendente Caixa ou da lotérica. 

E fora o termo obrigatório, é necessário levar os mesmos documentos citados acima, mas jamais esqueça do seu RG ou documento com foto. 

E por fim, leve consigo também o seu número do Cartão cidadão. E por mais, é isso! Após gerada a senha, você poderá utilizar o seu Cartão do cidadão para sacar PIS e diversos outros benefícios trabalhistas, de maneira rápida e fácil! 

Deixe um comentário